sexta-feira, 6 de julho de 2012

Inteligência Emocional


Qualquer um pode zangar-se. Isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa não é fácil. É com o desafio de Aristóteles que o SPO divulga o I Congresso Internacional de Inteligência Emocional e Educação: Investigar para mudar. 
 
A Inteligência Emocional é um conceito que se popularizou nos anos 90 através de Daniel Goleman e descreve a “capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e nos outros.” Trocado por miúdos, somos inteligentes quando integramos as emoções no nosso processo de pensamento. Andamos tão preocupados com o QI, mas na verdade o que deveríamos perguntar é qual é o nosso QE?    

A Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo, em Oliveira de Azeméis, decidiu promover o I Congresso Internacional de Inteligência Emocional e Educação com o objetivo de promover o debate e a reflexão sobre os avanços e os novos desafios que o conceito de Inteligência Emocional coloca à Escola.  



Qual será o QE da cada um de nós… alunos, encarregados de educação, professores, funcionários, assistentes sociais, psicólogos? Qual será o QE da nossa comunidade educativa?

Correndo o risco de trazer à memória um anúncio televisivo de uma marca qualquer… aqui fica a interrogação…

Já mediu o seu QE hoje?

Sem comentários:

Enviar um comentário