quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Pre Conceitos


É tempo de acabar com a distinção entre bons e maus alunos, como se houvessem no sistema educativo alunos de 1ª e alunos de 2ª. O "ensino de profissões" não pode ser encarado como uma modalidade de ensino pobre destinada a escolarizar os alunos com notas fracas.... embora nem saiba bem o que se deva entender por "nota fraca". 

É tempo de compreender que os alunos, tal como nós adultos, são todos diferentes; isto significa que todos eles têm características diferentes e logo estilos de aprendizagem também diferentes. Há alunos mais reflexivos. Outros mais operativos.  

Em linguagem psicopedagógica, devemos de uma vez por todas dizer que diferentes perfis de funcionalidade dão origem a diferentes necessidades educativas. O ensino diferenciado cria "bons alunos" e "notas fortes".

A escola  deste século, que se diz inclusiva, não pode aceitar que o ensino vocacional nasça já com mácula.

Que não se traga este preconceito para dentro da nossa Escola. 

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