terça-feira, 24 de julho de 2012

Partilhar saberes

O Mundo na Escola (MnE) é um projeto de formação cultural que vai percorrer as escolas básicas e secundárias do país a partir do próximo ano letivo. A ciência é o primeiro tema a abordar, seguem-se as artes em 2013/2014 e as humanidades em 2014/2015.   
Por Sara R. Oliveira              Criar uma nova geração interessada e motivada para valorizar o conhecimento, a cultura, o esforço e o rigor científico é importante para o Ministério da Educação e Ciência (MEC), que entende que essa missão não se deve restringir aos currículos escolares. É hora de alargar horizontes. E, nesse sentido, em abril deste ano, a tutela decidiu formalizar a criação do programa O Mundo na Escola (MnE) que arranca já no próximo ano letivo. Há vários objetivos nesta iniciativa, que pretende aproximar a população escolar das instituições e dos profissionais que trabalham no domínio da ciência, das artes e da literatura. O MEC pretende também dar maior visibilidade às atividades científicas e culturais que estão a ser desenvolvidas, neste momento, de forma a rentabilizar recursos.

"Com ‘O Mundo na Escola' pretende-se criar um clima de divulgação e de partilha de saberes, que contribua para a consolidação de conhecimentos e fomente a curiosidade dos alunos pelo mundo físico e cultural que nos rodeia", adianta o MEC no despacho que oficializou o programa. Várias ações estão a ser programadas tendo em atenção os diferentes níveis de ensino. No próximo ano letivo, o MnE concentra-se na ciência e tecnologia. As artes chegam em 2013/2014 e as humanidades no ano letivo 2014/2015.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário